quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A inatividade física faz mal para a saúde!

Deu preguiça de sair do sofá para uma caminhada ou para ir a academia? Vença-a. Essa atitude pode salvar sua vida. É que a inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes no mundo, por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon.
No Brasil, o sedentarismo é responsável por 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% de diabetes tipo 2, e ainda 13,4% de câncer de mama e 14,6% de câncer de cólon. Somos o segundo país mais sedentário da América Latina. Estamos entre Argentina, que ocupa o primeiro lugar, e a Republica Dominicana, que está em terceiro.
Esses números são resultados de um estudo feito por 33 pesquisadores vindos de centros de vários países diferentes, publicado na revista médica Lancet. O problema da inatividade física é tão grave que, segundo os cientistas, deveria ser tratada como uma pandemia. A solução passa, primeiro, por uma mudança de mentalidade, ou seja, as pessoas precisam conhecer os riscos de sedentarismo e não apenas os benefícios da prática esportiva.
Os pesquisadores afirmam que tirar a população da inatividade física é um desafio global. A prática de exercícios deve se tornar uma prioridade em todo o mundo para promover o aumento na qualidade de vida e reduzir os riscos de diversas doenças.
Por isso, recomenda - se que adultos façam 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, como caminhada, ciclismo ou até mesmo, uma simples jardinagem.


Saia do sofá! exercite seu corpo e sua mente...

Fonte da matéria: revista ProTeste Saúde.

Personalizado por Ana Maria Santos